O dia que Sinead O'Connor confrontou o Madison Square Garden lotado contra a pedofilia 16/04/2019 - Por Paulo Lima

Em 1992, Sinead O'Connor rasgou uma foto do Papa ao vivo na televisão, em protesto ao desenfreado abuso sexual contra crianças que a Igreja Católica vinha ocultando. Nas semanas seguintes, Joe Pesci disse que queria lhe dar "um belo tapa", Frank Sinatra disse que queria "chutar sua bunda", e o produtor milionário Jonathan King disse que "ela precisava de uma surra".

Ela tinha 26 anos.

Dez anos depois, ela foi escalada pra performar no Madison Square Garden, como parte de uma homenagem a Bob Dylan. Assim que ela pegou o microfone, a platéia começou a vaiá-la bastante alto, de forma continua. Ela comentou depois sobre como o som era horrível, e como ela pensou que fosse passar mal.

Os organizadores designaram Kris Kristofferson [nota: cantor e ator dos EUA] para retirá-la do palco. Ele subiu e, no lugar disso, colocou seus braços em torno dela e checou se ela estava bem. Então ficou com ela até que ela se estabilizasse e estivesse pronta para cantar. Sinead substituiu a música de Bob Dylan que deveria cantar pela música War, de Bob Marley [nota: a mesma que ela cantou quando rasgou a foto do Papa], mudando partes da letra para denunciar o abuso infantil.

Quando ela saiu do palco, Kristofferson a abraçou fortemente e lhe beijou o rosto. No vídeo [nota: vídeo abaixo], você pode perceber que ela se afasta em um dado momento e vomita. Ele então a abraça novamente.

Sobre a situação, o que ele disse:

"Sinead tinha recentemente rasgado uma foto do Papa no Saturday Night Live, num gesto que eu acredito ter sido muito incompreendido. e quando ela apareceu, foi vaiada. Eles me pediram pra tirá-la do palco e eu disse 'eu não vou fazer isso'. Eu fui a ela e disse 'não deixe esses cretinos te colocarem pra baixo'. Ela disse 'eu não estou pra baixo' e cantou. Foi muito corajosa. Pareceu errado pra mim vaiar aquela garota. Mas ela sempre teve a coragem."

Tradução de André Estevam para a publicação original de Audra Williams:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10157129905343885&set=a.83013183884&type=3&fref=mentions